terça-feira, junho 14, 2005

A terceira lei de Newton... quem sabe ensina, quem não sabe complica!

A terceira lei de Newton, tão conhecida e tão pouco compreendida.
Há quem pense assim:
- Eu chuto a bola - é a ação. A bola "voa" longe - é a reação! ou então:
- Eu jogo o copo (de vidro) na parede - é a ação; o copo quebra - é a reação.
Os dois estão errados. Isso não é a 3ª lei de Newton, isso aí é lei de causa e efeito.
A lei da causa e efeito é a que diz que todo efeito tem uma causa, e que todo efeito vai ser a causa de outro efeito.

Alguns, até mesmo professores, dizem que de acordo com a 3ª lei de Newton, toda ação provoca uma reação contrária de mesma intensidade. O que também está errado. Errado porque vai levar a conclusões absurdas. Uma conclusão absurda: "eu amo a Fulana profundamente, essa é a ação, então Fulana vai me amar profundamente, é a reação!" ou o sujeito pode se confundir ainda mais e concluir que a "fulana" vai odiá-lo profundamente, imaginando "odiar" como ação contrária a "amar".
Definitivamente a formulação da lei da ação e da reação conforme acima só vai complicar. A formulação correta é que, em toda interação de dois corpos, surge um par de forças, cada força em um dos corpos, e são forças de mesma intensidade, mesma direção e sentidos opostos. Ou seja, que para toda FORÇA de ação corresponde uma FORÇA de reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.
E dizer que para toda força de ação corresponde uma força de ação não é a mesma coisa que dizer que para toda ação corresponde uma reação. E o pior é que eu mesmo em meus primeiros tempos ensinava dessa forma equivocada.

Outro erro comum é dizer que a força normal é reação da força peso. É curioso que alguns professores/autores até explicam direitinho... mas na hora de representar as figuras surgem os erros. Em uma apostila de 1º ano do Ensino Médio, está lá explicando o peso aparente em um elevador. Tudo muito bem, tudo muito certo, até aparecer a figura: o sujeito de pé sobre o piso do elevador, o vetor força peso aplicado no sujeito e apontado para baixo, e a força normal ... aplicada no piso do elevador e apontando para cima (???)... só não fiquei mais indignado porque essa figura aparece no "livro do professor" e não do aluno, mas eu imagino muito professor aí olhando a tal figura e reproduzindo igualmente no quadro ... pobres alunos.

Para quem não entendeu eu explico: supondo superfície de apoio plana e horizontal, a força normal, na verdade é um par de forças, uma aplicada no piso mesmo, mas apontando para baixo (força de compressão") e outra aplicada no sujeito mas apontada para cima ("força normal").
Assim ao representar as forças agindo sobre a pessoa no elevador o correto é representar sobre ele mesmo (a sujeito) duas forças, uma para baixo (o peso) e uma para cima (a normal).

Um comentário:

Anônimo disse...

Blog muito bom, continue assim!