Autor do Blog é um professor de Física formado pela UFPR, especialista em ensino de Ciências e Matemática pelo IBPEX, que adora a disciplina que escolheu, e de estar por dentro dos desenvolvimentos da Ciência e da Tecnologia. Cético até a medula. Darwinista de carteirinha. Cartesiano, Newtoniano, Mecanicista. Cínico várias vezes ao dia. Chato só com quem merece (as vezes muito chato!). Se você gosta de Ciência como eu gosto, seu lugar é aqui. Mas se é de astrologia, homeopatia, criacionismo, design inteligente, ufos e coisas assemelhadas só lamento.

sexta-feira, setembro 23, 2005

Como estudar Física

Aprender Física exige muita atenção, observação, interpretação, imaginação e esforço. A imaginação é importante para que você possa visualizar as situações propostas nos problemas. Veja um exemplo.

Enunciado de um problema: Um coelho sai de sua toca e se desloca 40 metros para o norte, em seguida vira a direita e caminha 30 metros para o leste, vira novamente para a direita e caminha 80 metros para o sul. Necessitando voltar muito rapidamente para a toca qual será a menor distância que ele deverá percorrer?

Exige esse problema que você imagine o bicho caminhando... exige que você lembre bem para onde fica o norte, o leste , o oeste e o sul (a famosa “rosa dos ventos”) e você tem que representar graficamente a situação:

É necessário, também, conhecer o significado de cada palavra. Alguns termos usados em Física são usados na linguagem comum com o mesmo significado, outros são usados no dia a dia, mas têm, na Física um significado um pouco diferente, e há termos que praticamente não se usa na linguagem comum. Você precisa conhecer todos eles e saber o significado que o termo tem para a Física.

Exemplos:
São usados no dia a dia com o mesmo significado: Distância, Velocidade, Tempo, ...

São usados no dia a dia mas tem na Física um significado próprio:
*Massa – a massa mede a inércia de um corpo, sua unidade de medida é o quilograma, kg. Na linguagem comum confunde-se massa com peso.
*Peso – é uma força. É força que a Terra exerce sobre os corpos puxando-os para baixo. Mede-se em newtons (N) ou em quilograma-força (kgf). Como já disse, na linguagem comum é confundido com massa.
*Trabalho – na linguagem comum é uma tarefa a ser cumprida em certo tempo, um emprego ou algo assim. Na Física, trabalho é energia...

Não são muito utilizados no dia a dia: capacidade térmica, calor específico, quantidade de movimento, etc...

A Física às vezes é chamada de Ciência das Medidas, pois o conceito de medida e os sistemas de medidas são fundamentais para todas as áreas da Física.

Uma coisa importantíssima para aprender Física é praticar, ou seja, resolver problemas muitos problemas. Acontece que não há muito o que inventar em termos de problemas de maneira que com a prática você acaba percebendo que os problema são parecidos, mesmo quando os enunciados não parecem ser. Então se os problemas são parecidos embora os enunciados não sejam, você pode resolver os execícios de um livro ou de uma apostila usando os exercícios resolvidos como modelo.

As áreas da Física, abordadas no Ensino Médio são:

I - Mecânica:

a) Cinemática

b) Dinâmica

c) Estática

d) Mecânica dos Fluídos: compreende a hidrostática e a hidrodinâmica

II - Física Térmica

a) Termologia: termometria e dilatometria

b) Calorimetria

c) Leis dos gases e Termodinâmica

III - Ondulatória

a) Ondas

b) Acústica

c) Óptica Física

IV - Óptica Geométrica

V - Eletricidade e Magnetismo

a) Eletrostática

b) Eletrodinâmica

c) Magnetismo

d) Eletromagnetismo

VI - Física Moderna

a) Relatividade Restrita de Einstein

b) Princípios da Física Quântica

c) Física nuclear e de partículas (princípios)

Veja alguns sites que podem ser úteis:
Feira de Ciências São, é claro, projetos para feiras de ciências, mas também contém teoria.
Fichario online - São resumos
Fisicanet Esse site abarca praticamente todas as áreas da Física, com conteúdo próprio ou arquivos para download. Neste mesmo site há páginas com dicas de estudo e como resover problemas, vou listar esses links também:

Como estudar Física:
Fisicanet/artigos

Como resolver problemas de Física:
Fisicanet/artigos/

O que é uma Teoria:
Fisicanet/artigos/o

Fisica UFC Departamente de Física da Universidade Federal do Ceará.

Experimente também a Wikipédia, a enciclopédia livre.

6 comentários:

Brun0 disse...

Bom dia, professor! Gostei muito de seu blog. Seria bem legal a postagem de algumas aulas de física de nível superior: Física I, II, III... etc.
Eu sou aluno da UFPE do curso de Bacharel em Física e é meio complicado de achar vídeo-aulas boas na internet que contenham esses conteúdos.
Muito obrigado e continue o trabalho de ensinar a Física dessa maneira fácil a todos. :D
Abraços.

Sandro disse...

Bruno,
eu trabalho em uma empresa educacional que mantém alguns portais web para escolas conveniadas. Professores de todas as áreas do ensino fundamental e médio gravaram vídeo aulas sobre diversos assuntos. A rigor essas aulas são restritas as escolas conveniadas... porém algum espertinho baixou todas (TODAS) as vídeo aulas e postou no Youtube. A direção da empresa tem ciência disso e não decidiu não fazer nada a respeito, então suponho que está tudo bem em divulgar... Veja no seguinte endereço as vídeo-aulas de Física que eu gravei:

http://www.youtube.com/user/escolaonline#g/c/334CB632451E6EBE

O tal "espertinho" que publicou no Youtube não deu os créditos aos professores... uma pena.

thalia disse...

aaaaaaah isssso aííí ééé ben legal mas eu continuo sem entender nada de física;;;;;;;;uuuuuuh vou tentar

Anônimo disse...

Muuito bom ... ajudou um bucadimm...

Anônimo disse...

Muuito bom ... ajudou um bucadimm...

Anônimo disse...

eu tenho 14 anos e aprendi rapido