quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Como funciona um retroprojetor


O funcionamento de um retroprojetor é basicamente o mesmo de um projetor de slides e de um projetor de cinema.

Um objeto – no caso uma película transparente com uma imagem – é colocada entre uma fonte intensa de luz e uma lente convergente (ou um sistema óptico contendo pelo menos uma lente convergente)

A posição do objeto e a distância focal da lente devem ser tais que a imagem resultante seja uma imagem real, que é a única que pode ser projetada.


Vamos analisar agora outra coisa a respeito do retroprojetor: a lente. A lente obrigatoriamente deve ser convergente.

A lente do retroprojetor parece plana e cheia de círculos (tomara que você já tenha observado isso em sua escola!)

A lente é igual à da figura acima. É chamada de “lente de Fresnel” em homenagem ao seu inventor. A lente tem outras aplicações além do retroprojetor. Veja nos sites abaixo mais a respeito:

Lentes de Fresnel (Em espanhol)

Sala de Física

Bem, então dentro daquela “caixa” do retroprojetor há uma lâmpada potente. A “tampa” dessa “caixa” é uma lente de Fresnel. Sobre a lente você coloca a película transparente contendo a imagem (a tal da “transparência). A luz passa pela lente, passa pela pelicular convegindo até atingir um prisma ou um espelho (depende do modelo) que muda a direção da luz de maneira que ela incida sobre uma tela branca a frente. E lá a imagem se forma.

O foco correto se obtém por ajuste da distância do prisma, pois este também tem uma lente, lente convencional, não de Fresnel.

Infelizmente não há na Web algum site que trate somente do funcionamento do retroprojetor. O que existe são sites comerciais, ou seja, empresas que vendem ou alugam equipamentos.

Estude a possibilidade de explorar de verdade o retroprojetor de sua escola.. junto com um professor abrir o equipamento ver o que há dentro dele.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi gostei muito da explicação,mas eu gostaria de saber passo a passo como fazer um projetor de slides.

Anônimo disse...

tá querendo demais né?

Lendo Eu Sou Mais Feliz disse...

Muito obrigado , gostei da explicação, eu queria há mt tempo saber esse " mistério"! Acabei de comprarum, e está coma lente de cima rachada, parece que são duas,pois só vejo o rachado de um lado, gostaria de saber se as duas são Fresnel, e uma foto da parte de dentro de um retroprojetor, pois acho que o meu está faltando mais coisa...att

Jéssica Setúbal disse...

retroprojetor pertence a que física ?? clássica moderna etc ..

Jéssica Setúbal disse...

o retroprojetor pertence a que física ?? tipo clássica moderna ??

Sandro disse...

O Retroprojetor pode ser explicado usando apenas os princípios da óptica geométrica, sem levar em conta a dupla natureza da luz, por isso pode-se dizer que se trata de Física Clássica.