Autor do Blog é um professor de Física formado pela UFPR, especialista em ensino de Ciências e Matemática pelo IBPEX, que adora a disciplina que escolheu, e de estar por dentro dos desenvolvimentos da Ciência e da Tecnologia. Cético até a medula. Darwinista de carteirinha. Cartesiano, Newtoniano, Mecanicista. Cínico várias vezes ao dia. Chato só com quem merece (as vezes muito chato!). Se você gosta de Ciência como eu gosto, seu lugar é aqui. Mas se é de astrologia, homeopatia, criacionismo, design inteligente, ufos e coisas assemelhadas só lamento.

sexta-feira, abril 20, 2007

Adesão, coesão e repulsão

"O que são forças de adesão e de repulsão ?"

Forças de coesão são forças atrativas que surgem entre moléculas do mesmo tipo. Por exemplo, as moléculas de água atraem-se umas as outras por forças de coesão. A chamada "tensão superfícial da água" surge devido às forças de coesão.

Existe outro tipo de força atrativa que surge entre moléculas de tipos diferentes que se chama força de adesão. Por exemplo a força que surge entre gotas de água e o vidro é força de adesão.

Já uma força de repulsão quando surge entre duas partículas as faz se separarem. Por exemplo, se você tenta aproximar dois imãs pelos mesmos pólos (digamos norte com norte , ou sul com sul) eles tendem a se afastar - essa força magnética é do tipo repulsiva. Entre cargas elétricas iguais (positivo com positivo ou negativo com negativo) ocorre o mesmo, surge uma força entre as cargas que tende a afastá-las.

Para saber mais sobre forças de coesão e adesão veja:
http://www.bertolo.pro.br/Biofisica/Fluidos/surten.htm#c4
http://www.webvestibular.com.br/detalhe.asp?cod=285
http://www.feiradeciencias.com.br/sala07/07_T01_05.asp

Sobre forças de repulsão veja:

Magnetismo:
http://www.freewebs.com/alahurakbar/eletromagnetismo.htm

Repulsão elétrica:
http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto81.asp

3 comentários:

benildo disse...

Melhor explicacao que ja tive! Valeu prof.

loh disse...

Adorei ! :)

Anônimo disse...

Goosteeii,Parabééns Profeessor e Obg! ")