segunda-feira, abril 16, 2007

"Fé demais não cheira bem"

Professor, o senhor acredita em tudo que lhe ensinaram na faculdade sobre física.

Resposta: Veja que Ciência não é Religião. Quem exige fé é a religião, onde você tem que crer sem ver, aceitar sem provas, sem demonstrações, sem lógica, sem resultados. Em Ciência acreditar ou não é igualmente irrelevante, pois em Ciência o que importa são resultados – e a Ciência têm nos dado inúmeros resultados, toda a tecnologia que você vê à sua volta é resultado do desenvolvimento científico e nenhum pesquisador, nenhum engenheiro, nenhum técnico precisou ter fé, todos apenas precisaram usar o raciocínio lógico, aplicar as fórmulas, efetuar medidas cuidadosas, preparar os experimentos e tudo o mais.
A Ciência não exige fé porque não tem a pretensão de lidar com verdades absolutas, a Ciência não tenta mostrar a Natureza como ele é, mas apenas descrever a Natureza de uma forma que funcione, que dê resultados. Nós não sabemos ao certo com que se parece um átomo, e isso não é importante, basta que tenhamos modelos atômicos que funcionem, que permita fazer previsões, que permita criar novos materiais, explicar fenômenos observados e assim por diante.
Eu não preciso acreditar que a Teoria de Einstein está correta. Basta apenas usar os resultados obtidos dessa teoria enquanto ela estiver de acordo com as observações. A partir do momento em que os resultados experimentais não forem os esperados de acordo com a teoria, então, devemos apenas aperfeiçoar a teoria, talvez ampliá-la, talvez trocar por outra, não sem antes verificar se toda possibilidade de erro no experimento.

Nenhum comentário: