quarta-feira, novembro 22, 2006

Quantidade de movimento

A quantidade de movimento é o produto da massa (m) pela velocidade (v). A conservação da quantidade de movimento diz respeito normalmente a um sistema de corpos (geralmente dois objetos).

O princípio da conservação da quantidade de movimento afirma que a quantidade de movimento total do sistema se conserva se não existir nenhuma força externa atuando no sistema.

Para entender o enunciado acima temos que entender o que significa "quantidade de movimento total" e o que significa "força externa".

A quantidade de movimento total é a soma vetorial das quantidades de movimento de cada corpo do sistema. Eu digo soma VETORIAL porque não se pode esquecer que tanto a velocidade como a quantidade de movimento são grandezas vetoriais (possuem módulo, direção e sentido)

Força externa é qualquer interação dos corpos do sistema com outros corpos. Por exemplo, se queremos analisar a colisão de duas bolas de bilhar, a força de atrito entre as bolas e a mesa é uma força externa, que vai impedir que a quantidade de movimento total se conserve - isso é percebido claramente pelo fato das bolas pararem de girar; se não houvesse atrito nenhum, elas se manteriam em movimento para sempre.

Se falamos em "força externa" é porque deve existir uma "força interna". Força interna é a que surge da interação apenas entre os corpos do sistema. No exemplo que eu usei acima, das bolas de bilhar, um par de forças surge durante a colisão (elas trocam forças entre si), mas essas forças não alteram a quantidade de movimento TOTAL - veja bem, NÃO ALTERAM A QUANTIDADE DE MOVIMENTO TOTAL, o que essas forças internas podem fazer, e fazem, é alterar a quantidade de movimento de cada corpo individualmente, sem no entanto alterar a soma. É mais ou menos como se tivéssemos duas bolas uma com uma quantidade de movimento igual a 5 e a outra igual a 3, de forma que a soma fosse 8... em uma interação as quantidades de cada uma podem variar para, 7 e 1 (soma =8) ou para 6 e 2 (soma =8) ou para 10 e -2 (soma = 8) ou quaisquer outros valores, desde que a soma seja sempre 8.

Links:
Fapesp(1)
Fapesp(2)

17 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o seu modo de explicar professor... Confesso que nao sou uma aluna muito entendida sobre fisica... Mas começei a entender um pouco mais com essa explicaçao... OBRIGADA>>>>

Anônimo disse...

uma das melhores explicaçoes sobre o assunto na net, pela simplicidade
espero que me ajude na prova ^^

william disse...

muito obrigadoo pela essa explicação estraordinaria ..
ok
t+

Anônimo disse...

muito obrigada pelas explicações!Nao consigo entender o jeito como minha professora me explica, e fico muito tranquila de saber que posso encontrar tudo aqui, dum jeito que eu entenda!!!

davidmello disse...

adorei aforma detalhada da explicação ... pois ela acaba tirando algumas duvidas menores

Anônimo disse...

Dúvida.

No caso das bolas de bilhar refere que as forças externas (atrito) alteram a quantidade de movimento total. Mas muitos dos exemplos que se vêem por aí utilizam bolas de bilhar para mostrarem a conservação da quantidade do movimento. Isto está correcto? Se existem forças externas como isso é possivel verificar-se?

Anônimo disse...

(Para Willian)Meu querido, pelo visto você também precisa de ajuda em portugês, porque "ESTRARODINÁRIO" -COMO VOCÊ DIGITOU-,é com XXX EXXXXTRARODINÁRIO !

jeniffer disse...

voce explica muito bem, essa vai me ajudar bastante na prova de amanha. muito obrigado...!

Anônimo disse...

Muito boa a explicação. Aqui onde eu estudo(Leonardo da Vinci, RS) a explicação foi de que se uma turma tem 500 reais e troca o dinheiro, uns tendo mais e outros tendo menos, a turma continua com 500 reais. Apesar de me explicarem isso aqui eu estive doente e acabei me esquecendo. Porem a sua explicação me lembrou, e agora posso compreender melhor o conteúdo.

Anônimo disse...

BOM DIA, queria saber se essa palavra esta correta.
esta na 5º paragrafo
- a força de atrito entre as bolas e a mesa é uma força externa, que vai impedir que a quantidade de movimento total se ""converva "", pois não faz sentido ! obrigado pela atenção,abraços.

Sandro disse...

"se conserve"... corrigido! thanks!

Anônimo disse...

Muitoo boom, isso fez eu tirar um 10 na minha prova. ahahahahaha

Anônimo disse...

Muitooo boom !

Anônimo disse...

Muitooooooo boooom !

Anônimo disse...

Boa explicação!!

Anônimo disse...

Único site que consegui entender sobre o assunto... Fico muito grato.

Unknown disse...

Obrigado, pode entender qualquer coisa e resolver o meu problema