segunda-feira, setembro 26, 2005

Comentário sobre energia eólica:

A energia eólica é do tipo renovável, isto é," inesgotável". Enquanto houver vento há energia, e os ventos continuarão a existir enquanto existir o Sol, e este deve brilhar por mais uns 5 bilhões de anos.

A energia eólica é limpa, pois não requer a queima de qualquer tipo de combustível, não libera nenhum resíduo (tóxico ou não) no meio ambiente.

Não produz poluição térmica, ou seja, não aquece o ambiente ao seu redor, coisa que as usinas termoelétricas fazem.

Mas para a captação eficiente de energia são necessárias várias turbinas juntas, que ocupam uma grande área em terreno descampado. Isso implica em mudar a paisagem (poluição visual) e além disso as turbinas emitem ruídos (“assobiam”) a medida que os ventos passam por suas hélices (poluição sonora). Veja os sites abaixo para uma melhor compreensão e analise.

Abaixo listo diversos sites sobre o assunto:

Energia eólica:

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/forca.htm

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/fazendas.htm

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/fazendas2.htm

http://www.eolica.com.br/index_por.html

Especial da BBC Brasil sobre o uso de energias renováveis no Brasil.

Notícia a respeito das pesquisas sobre energia eólica em Santa Catarina.

Da Unicamp - história e explicações técnicas sobre a energia eólica.


Da USP (Trabalho de alunos da universidade):

Uma questão política: "os governos devem ou não incentivar a produção de energia eólica?" Isso vem acontecendo, aos poucos. Veja:

Copel

Comciencia

Sobre o funcionamento da parte elétrica:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala14/14_21.asp

http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_T05.asp

http://www.feiradeciencias.com.br/sala12/12_19.asp

http://www.feiradeciencias.com.br/sala14/14_23.asp

sexta-feira, setembro 23, 2005

Como estudar Física

Aprender Física exige muita atenção, observação, interpretação, imaginação e esforço. A imaginação é importante para que você possa visualizar as situações propostas nos problemas. Veja um exemplo. Enunciado de um problema: Um coelho sai de sua toca e se desloca 40 metros para o norte, em seguida vira a direita e caminha 30 metros para o leste, vira novamente para a direita e caminha 80 metros para o sul. Necessitando voltar muito rapidamente para a toca qual será a menor distância que ele deverá percorrer? Exige esse problema que você imagine o bicho caminhando... exige que você lembre bem para onde fica o norte, o leste , o oeste e o sul (a famosa “rosa dos ventos”) e você tem que representar graficamente a situação: É necessário, também, conhecer o significado de cada palavra. Alguns termos usados em Física são usados na linguagem comum com o mesmo significado, outros são usados no dia a dia, mas têm, na Física um significado um pouco diferente, e há termos que praticamente não se usa na linguagem comum. Você precisa conhecer todos eles e saber o significado que o termo tem para a Física. Exemplos: São usados no dia a dia com o mesmo significado: Distância, Velocidade, Tempo, ... São usados no dia a dia mas tem na Física um significado próprio: *Massa – a massa mede a inércia de um corpo, sua unidade de medida é o quilograma, kg. Na linguagem comum confunde-se massa com peso. *Peso – é uma força. É força que a Terra exerce sobre os corpos puxando-os para baixo. Mede-se em newtons (N) ou em quilograma-força (kgf). Como já disse, na linguagem comum é confundido com massa. *Trabalho – na linguagem comum é uma tarefa a ser cumprida em certo tempo, um emprego ou algo assim. Na Física, trabalho é energia... Não são muito utilizados no dia a dia: capacidade térmica, calor específico, quantidade de movimento, etc... A Física às vezes é chamada de Ciência das Medidas, pois o conceito de medida e os sistemas de medidas são fundamentais para todas as áreas da Física. Uma coisa importantíssima para aprender Física é praticar, ou seja, resolver problemas muitos problemas. Acontece que não há muito o que inventar em termos de problemas de maneira que com a prática você acaba percebendo que os problema são parecidos, mesmo quando os enunciados não parecem ser. Então se os problemas são parecidos embora os enunciados não sejam, você pode resolver os execícios de um livro ou de uma apostila usando os exercícios resolvidos como modelo. As áreas da Física, abordadas no Ensino Médio são: I - Mecânica: a) Cinemática b) Dinâmica c) Estática d) Mecânica dos Fluídos: compreende a hidrostática e a hidrodinâmica II - Física Térmica a) Termologia: termometria e dilatometria b) Calorimetria c) Leis dos gases e Termodinâmica III - Ondulatória a) Ondas b) Acústica c) Óptica Física IV - Óptica Geométrica V - Eletricidade e Magnetismo a) Eletrostática b) Eletrodinâmica c) Magnetismo d) Eletromagnetismo VI - Física Moderna a) Relatividade Restrita de Einstein b) Princípios da Física Quântica c) Física nuclear e de partículas (princípios) .
Sites uteis para estudar Física:

quarta-feira, agosto 24, 2005

Plasma

Plasma - "o quarto estado" da matéria.


Atualmente são conhecidos seis (6) fases da matéria, sendo três ordinárias: fase sólida, fase líquida e fase gasosa, uma fase menos conhecida apesar de ser a mais abundante do universo, a fase de plasma. As outras duas foram obtidas em laboratório, que são o condensado de Bose-Einstein (BEC) e o condensado de Fermi-Dirac. Até o momento esses dois últimos não estão sendo usados para coisas práticas do dia a dia.
Já o plasma tem grande aplicação tanto como entretenimento, como na bola de plasma da foto, quanto nas telas de plasma para tv. O plasma tem também aplicações industriais em maçaricos e fornos especiais, em pesquisa científica nos aceleradores de partículas e pesquisa sobre fusão nuclear.

quinta-feira, agosto 18, 2005

Interferência luminosa

As fotos são de películas de sabão. Elas mostram o efeito da interferência luminosa.
A luz se propaga na forma de ondas (de natureza eletromagnética) e ao atingir a película mais externa em parte se reflete e em parte refrata. A porção que refrata atinge a superfície interna e novamente se reflete. A película é muito fina, tem ordem de grandeza comparável aos comprimentos de onda da luz, o que provoca mudanças de fase nas ondas, que acabam se encontrando no ar novamente. Algumas ondas se interferem reforçando-se e outras se cancelam. Isso subtrai algumas cores do espectro. Qual cor vai sumir e qual vai se reforçar depende da espessura da película, e como a espessura não é uniforme, diferentes cores aparecem na superfície da bolha de sabão.


fotos: Flickr

quinta-feira, julho 21, 2005

O que é afinal a Ciência ?

Chamamos de Ciência, e mais propriamente Ciência Natural, a um conjunto de conhecimentos a respeito da natureza, e não só de conhecimentos mas de hipóteses, teorias, leis. A Ciência nasceu a partir da Filosofia Natural. Os chamados filósofos naturais procuravam explicações sobre os fenômenos que ocorriam na natureza. À medida que as respostas eram encontradas, elas passaram a integrar um conjunto de conhecimentos que hoje chamamos de CIÊNCIA.
O termo "Ciência" de
veria subtender apenas o conhecimento a respeito da Natureza, sendo redundante o termo "Ciência Natural". Mas como ciência quer dizer conhecimento, e como nosso conhecimento se expandiu para outras áreas, como humanas e formais (matemática), pode-se falar em subdivisões da Ciência em Ciência Natural, Ciências Humanas e Ciência Formal (ou abstrata).













segunda-feira, junho 20, 2005

Trocas de calor e as Leis da Termodinâmica

Eu defendo a idéia de explicar desde sempre a troca de calor como calor Q1 sendo recebido e calor Q2 sendo cedido. Isso só vai simplificar. Veja:

Em um sistema fechado um corpo A cede calor a um corpo B de temperatura mais baixa, a troca de calor prossegue até que ambos atinjam o equilíbrio térmico.
Descrição correta, porém ficam algumas dúvidas: como é que A “sabia” que devia ceder calor a B ? como foi que eles ficaram “sabendo” que as temperaturas já haviam se igualado, e que deviam “parar” de trocar calor?
Uma descrição mais completa, portanto seria:

Em um sistema fechado, um corpo A irradia calor em função de sua temperatura, esse calor irradiado é refletido pelas paredes do recipiente, suposto perfeitamente adiabático, e parte dele incide novamente em A (e por isso não entra na “conta”) e parte dele incide em B, de forma que se dizer que A cede ou perde uma quantidade de calor Q(a), que é absorvida por B . O corpo B também irradia calor, parte do calor irradiado por B incide sobre ele mesmo, sendo reabsorvido (e por isso não entra na “conta”), e parte dele atinge A, dessa forma dizemos que B cede uma quantidade de calor Q(b) que é absorvido por A.
Dessa forma as trocas de calor entre A e B ocorrem da seguinte forma:
A cede uma quantidade de calor Q(a) e recebe Q(b); assim a quantidade de calor efetivamente trocada por A é Q = Q(b) – Q(a)
Assim se A ceder mais do que recebe, a quantidade de calor trocada é negativa e dizemos que A perdeu ou cedeu calor. Se A receber mais do que cede então dizemos que a quantidade de calor trocada é positiva e que A recebeu uma quantidade de calor Q.
O mesmo vale para o corpo B. Sendo para esse a troca efetiva de calor:
Q = Q(a) – Q(b)

Ou seja, em qualquer caso, a quantidade de calor trocada será:
Q = Q(recebido) – Q(cedido)

Assim podemos explicar como pode existir quantidade de calor negativa, sendo que a energia nunca é negativa. Acontece que as quantidades Q(a) e Q(b) são sempre quantidades positivas, a diferença entre elas é que pode ser positiva ou negativa, ou seja, a troca de calor pode ser negativa ou positiva.
Ou seja:
Se Q(recebido) > Q(cedido) então Q > 0 e dizemos que o corpo está recebendo calor ou absorvendo calor
Se Q(recebido) < Q(cedido) então Q <0 e dizemos que o corpo está perdendo ou cedendo calor Explicado assim também fica fácil de explicar que ninguém precisa avisar os corpos do sistema qual deles é mais quente e que deve ceder calor. As trocas ocorrem naturalmente, cada um emitindo calor conforme sua temperatura, e recebendo dos demais. Ninguém precisa avisar a hora de parar de trocar calor, porque a troca não pára, ela prossegue mesmo após o equilíbrio térmico. Ocorre apenas que nessa situação a quantidade de energia emitida ou cedida é igual à quantidade de energia recebido, assim: Q = Q(recebido) – Q(cedido) , sendo Q(recebido) = Q(cedido) , vem que: Q = 0

As Primeira e Segunda Leis da Termodinâmica ficam fáceis de explicar também:

Um sistema termodinâmico recebe uma quantidade de calor Q1 e cede uma quantidade de calor Q2. Nesse processo sofre uma variação da energia /\U interna e realiza ou recebe uma trabalho W.

De acordo com a Primeira Lei a energia deve ser conservar, portanto:

Q1 = Q2 + /\U + W
Ou seja:

Q1 – Q2 = /\U + W

Sendo que Q1 – Q2 é a quantidade de calor trocada entre o sistema e a vizinhança, portanto Q1 – Q2 = Q

Então: Q = /\U + W que leva na forma mais conhecida: /\U = Q – W

A Segunda Lei.

Uma máquina térmica trabalha em ciclos, e num ciclo completo o sistema retorna ao estado inicial, portanto /\U = 0, e dessa forma W = Q. Isso pode levar a uma conclusão absurda, a de que a máquina transforma todo calor recebido em trabalho.
Mas lembrando que Q = Q(recebido) – Q(cedido) vem que :

Q1 – Q2 = W e que Q1 = W – Q2

Ou seja, nem todo calor recebido (Q1) se converte em trabalho, pois sempre existe um calor cedido ou rejeitado (Q2)

E o rendimento: R = W/Q1 sempre < 1; e ninguém agora vai cometer a burrice de fazer R = W/Q = 1 já que W=Q.

Ficou claro?